quinta-feira, 19 de agosto de 2010

REUTILIZAR... RECICLAR... REFLORESTAR... REPENSAR...


VAMOS APLICAR EM NOSSA SOCIEDADE A MÁXIMA DE LAVOISIER:

“NA NATUREZA, NADA SE CRIA, NADA SE PERDE: TUDO SE TRANSFORMA.”



1 - Reciclagem começa em casa, com a separação do lixo reciclável. Junte ao longo do ano as embalagens de biscoito e salgadinhos industrializados dentro de um saco plástico resistente (antes jogue os farelos no lixo) e no final do ano leve para reciclagem. Lembre-se que o plástico leva quase quinhentos anos para se decompor, e que nos lixões essas embalagens acumulam água da chuva, criadouro ideal p/ o mosquito da dengue e outros insetos.



2 - Não jogue na pia o óleo de cozinha usado: guarde-o numa garrafa PET, ponha um rótulo dizendo o conteúdo e entregue para uma ONG ou empresa que recicle o óleo para fazer sabão. Um litro de óleo jogado no esgoto polui e impede a oxigenação de até um milhão de litros de água, matando peixes e crustáceos, base da alimentação de muitas pessoas e animais.



3 - Não jogue fora caixas de papelão de eletro-domésticos recém comprados: guarde-as desmontadas embaixo da cama, dentro de um plástico grande, para futuros embrulhos ou mudanças. Doe os isopores dessas embalagens para uma escola, para as crianças fazerem maquetes e brinquedos. Lembre-se que o isopor é um material caro e muito poluente (é um tipo de plástico).



4 - Não jogue lixo nas vias públicas: numa chuva forte o lixo miúdo entope os bueiros, alagando as ruas. Todos os dias uma enorme quantidade de copos descartáveis, filtros de cigarro, garrafas PET, papéis de balas e doces, guardanapos usados, além de lixos maiores – sofás, pneus, madeiras, etc. – são recolhidos do chão. Cidade limpa é a que menos se suja.



5 - Não misture lixo orgânico (restos de alimentos e cascas) com embalagens recicláveis. Se você tiver um quintal de terra use a técnica da compostagem para fazer adubo com o lixo orgânico (veja como na Internet). Lembre-se da frase de Lavoisier no início desse texto.



6 - Vidro é o material mais fácil de ser transformado: garrafões de vinho podem virar belas fruteiras, e garrafas coloridas podem ser aproveitadas para fazer jarras, vitrais e luminárias.



7 - Economize água: não deixe a torneira aberta ao escovar os dentes ou ensaboar as mãos.



8 - Plante em seu quintal mudas de árvores frutíferas e nativas, como o pau-brasil. Quanto mais arborizado for um terreno, menos ele será erodido e lavado por inundações. As árvores funcionam como esponjas, retendo o excesso de chuva, e suas raízes seguram o solo.



9 - Use os dois lados de cada folha de papel. Use o verso das folhas com erros de impressão p/ rascunhos. Papel é um bem cada vez mais caro, mesmo sendo facilmente reciclável.



10 - Seja criativo e dê outros usos para materiais que seriam descartados:

> pneus carecas podem virar balanços de árvores, mesas de centro, canteiros de plantas...

> câmaras de ar de pneus podem ser transformadas em bolsas femininas, bóias...

> use caixas de sapato para organizar DVDs - cabem exatos 20 estojos com a lateral p/ cima,

> tubos de desodorante servem para aspergir água com nutrientes em plantas decorativas,

> reaproveite peças de móveis quebrados para fazer baús, caixas e prateleiras,

> aproveite a madeira de demolição para fazer bancos, mesas, cadeiras, prateleiras, bancadas...

> garrafas PET podem ser transformadas em luminárias, potes, porta-trecos, vasos de plantas...

> corpos de canetas esferográficas e tampas de garrafas PET viram cortinas coloridas,

> lacres de latas de alumínio podem virar cúpulas de abajur, cintos, descansos de copos...

> aproveite embalagens de shampoo para guardar miudezas, canetas, moedas, etc...



FAÇA DEZ CÓPIAS XEROX E DIVULGUE ! ESSA É UMA PIRÂMIDE DO BEM !

Redigido por Siegfried Klein Martins – professor de música – tel: (21) 8445-5078

Nenhum comentário:

Postar um comentário